Você está visualizando atualmente Jornada da Internacionalização orienta empresários sobre os meios de acesso ao crédito para exportação

Em parceria com o Sebrae Goiás, evento on-line, que precede a Ficomex 2024,  ajudou a desmistificar questões sobre financiamentos à exportação, conduzido pelo consultor Rodolfo Maciel

Em live transmitida em canal do Youtube, nesta quinta-feira (4), empresários e outros inscritos receberam orientações sobre os meios de acesso ao crédito para exportação, em evento on-line, da Jornada da Internalização, promovido pela organização da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2024), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás). A vice-presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg (Comex-Acieg), Anna Bastos, fez a abertura da live, e o consultor em Comércio Exterior do Sebrae Goiás, Rodolfo Maciel, conduziu a palestra de orientação.

Durante o evento, foi esclarecido que os financiamentos existentes subsidiam as exportações tanto na fase de produção, quanto na comercialização, o que traz vantagens para os exportadores brasileiros nos processos de vendas ao mercado internacional, mesmo aos empreendedores de pequeno porte. De acordo com o consultor do Sebrae Goiás, os financiamentos às exportações podem ser divididos nas modalidades de pré-embarque, em que o crédito é concedido na fase de produção da mercadoria,  e pós-embarque, concedido na fase de comercialização da mercadoria.

Rodolfo Maciel ainda apresentou detalhes, vantagens e desvantagens, de financiamentos das duas modalidades, oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como o BNDES-Exim Pré-Embarque e o Pós-Embarque, BNDES Exim Automático; pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, como o Proger Exportação; e financiamento com recursos obtidos junto ao Tesouro Nacional, como o Proex-Financiamento; ou o Proex-Equalização, financiado pelas instituições financeiras estabelecidas no País ou no exterior.

Por último, o consultor do Sebrae Goiás disponibilizou links com materiais orientativos gratuitos e falou sobre  a plataforma – https://brasilexportacao.com.br/ – que dá acesso a uma variedade de serviços de apoio à exportação, além de estudos de mercado, suporte logístico e calendário de eventos internacionais. “Os benefícios gerados pelo financiamento são muitos, como a promoção de ganhos de produtividade e escala, estímulo à inovação e ampliação da competitividade. O Sebrae Goiás está à disposição para auxiliar os micro e pequenos empresários a elaborar o plano de internacionalização e orientar sobre os financiamentos disponíveis”, ressaltou Rodolfo Maciel. O conteúdo da palestra está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=zfLvA1OGHh0

Ficomex

A edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia.

Nos três dias de programação, a Feira pretende reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas, em um só local, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Na programação, ainda estão previstas palestras e workshops sobre as áreas temáticas. Mais informações em ficomex.acieg.com.br.

O evento é promovido pela Acieg, por meio da Comex-Acieg, e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. A ação também tem o apoio do Sebrae Goiás, Consórcio Brasil Central, Apex Brasil e Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

São patrocinadores da Ficomex: Antares Aeroporto, Porto do Açu, Porto de Suape, Accredited Franchise, Unimed, FPTA Advocacia, São Salvador Alimentos, Grupo IEST, Alibaba, Sicoob Unicentro BR, Lundin Mining e Sescoop/OCB-GO.

Informações para a Imprensa

Acieg: (62) 99512-3378