Participação do país significa uma abertura de novas portas dentro de um dos maiores e mais importantes blocos econômicos do mundo, a União Europeia
A Embaixada da Bélgica é mais uma das confirmadas na Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex). Seguindo a busca por aproximação com diversos blocos econômicos, a Feira anuncia a presença da Bélgica, abrindo porta para que os participantes possam negociar com um país integrante da União Europeia (UE).
Ingressar no mercado europeu é uma das metas de muitos empresários que buscam o mercado internacional, mas que muitas vezes não sabem por onde começar. Na Ficomex, em agosto, essa porta pode se abrir para os interessados. Com a presença da embaixada belga, muitas oportunidades de negócios podem surgir e atrair o interesse de empresários dos mais diversos setores.
A Bélgica pode ser um ótimo parceiro para empresas e empresários que buscam exportar commodities, principalmente do setor agropecuário. No ano de 2023, o país importou cerca de US$116 milhões em produtos alimentícios e animais vivos vindos do Brasil, que demonstra uma alta procura por produtos provenientes do campo. Essa busca ocorre devido ao território que a Bélgica ocupa, que é cerca de 10 vezes menor que o Estado de Goiás. E pela sua distribuição demográfica (98% da população vive em cidades).
Segundo a vice-presidente da Câmara de Comércio Exterior (Comex), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Anna Bastos, aproveitar essas oportunidades é algo essencial para participar da Ficomex 2024. “Conseguir essa confirmação na Feira foi algo maravilhoso para a construção do evento. Com isso, abrimos portas e dialogamos com outras embaixadas da Europa. Acredito que esse é o espírito da Ficomex, chegar a lugares cada vez maiores usando da competência adquirida e aproveitando as chances que aparecem no caminho”, conclui.
A Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) é promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), por meio da Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público.
Nos três dias de programação, a Feira pretende reunir mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia).
Serviço
Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex)
Data: 27 a 29 de agosto de 2024
Local: Centro de Convenções de Goiânia (GO) – Rua 4, nº 1.400, Setor Central, Goiânia (GO)
Realização: Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest)
Correalização: Governo de Goiás.
Mais informações: ficomex.acieg.com.br