Assunto será discutido por meio de palestra do Sebrae Goiás no dia 28 de agosto. Foco é chamar atenção de negócios que têm potencial para se inserirem no mercado internacional
Dar o primeiro passo rumo à exportação representa um desafio para as empresas que atuam em diferentes setores no mercado. Quando se trata de micro e pequenas empresas, esses obstáculos parecem ainda maiores. Às vezes faltam informações básicas sobre o que fazer e como proceder para alcançar o mercado internacional. É por esse motivo que a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) trará para debate a pauta ‘Preparando Micro e Pequenas Empresas para o Comércio Global’. O assunto é parte da programação da Arena 360° e será discutido no dia 28 de agosto, às 15h30, no Centro de Convenções de Goiânia, pelos analistas técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Leonardo Araújo e Bruno Lyra.
Segundo o analista Leonardo Araújo, o objetivo principal da palestra, que será ministrada na Ficomex, é chamar a atenção de empresas que têm potencial para inserção no mercado internacional ou que já estão atuando na área, mas que precisam de uma força extra para aumentar sua competitividade.
“O tema central é a importância da capacitação para o desenvolvimento e o conhecimento, de forma que aumentem a chance de sucesso da empresa no mercado internacional. Apesar de ser uma área desafiadora, o comércio global agrega valor à empresa e seus produtos e serviços, traz segurança e possibilidades de expansão do faturamento em moeda estrangeira, entre outros benefícios que vão desde o desenvolvimento de competências e habilidades de gestores e colaboradores, até o fortalecimento da marca, produtos e serviços no âmbito nacional e internacional”, esclarece.
Cenário
De acordo com o Sebrae, nos últimos cinco anos houve um aumento de 60% de pequenos negócios no campo de exportações. Ao todo, 11,4 mil micros e pequenas empresas brasileiras atuam no mercado externo e foram responsáveis pela movimentação de US$ 3,2 bilhões em 2022 – última avaliação divulgada. Esses pequenos negócios representam 41% das empresas exportadoras.
Entretanto, o volume exportado por essas empresas representa menos de 1% do total do país, o que evidencia os inúmeros desafios que ainda são necessários superar por esses empresários. Paralelamente, o Brasil contribui com cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, enquanto 98% do PIB mundial está no exterior, o que sugere que a maior parte das oportunidades de negócios está fora do país.
Entre os desafios para ir além das fronteiras brasileiras, o analista do Sebrae cita que os principais estão relacionados aos recursos limitados, à falta de informações e capacitação, adaptação do marketing, do relacionamento e dos produtos à cultura de outros países, além da burocracia a ser superada. “Por isso, a relevância de se manter atualizado e preparado para superar e crescer neste cenário”, diz.
Leonardo reforça ainda que o Sebrae Goiás trabalha de maneira direta na capacitação de micro e pequenas empresas nas áreas de gestão, finanças, marketing, ferramentas on-line que auxiliam na comunicação e promoção de vendas, desenvolvimento de habilidades de comunicação e negociação, orientação quanto aos riscos e benefícios do mercado, realização de eventos de mercado (como feiras e missões) que possibilitam às empresas mais qualificadas o acesso direto à novos mercados e parceiros.
“Existem vários casos de sucesso de atuação do Sebrae na qualificação e orientação das micro e pequenas empresas nas áreas de alimentos, bebidas e têxtil, que poderão ser apresentados na feira e servir de inspiração para outros empreendedores goianos. Temos um case de uma empresa de biscoitos de Goiânia que foi apoiada pelo Sebrae, participou de uma feira e hoje faz a exportação de seus produtos”, informa.
Ficomex
A edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia.
Nos três dias de programação, a Feira pretende reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas em um só local, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Na programação, ainda estão previstas palestras e workshops sobre as áreas temáticas. Mais informações em ficomex.acieg.com.br.
A Ficomex é promovida pela Acieg, por meio da Comex-Acieg, e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. A ação também tem o apoio do Sebrae Goiás e do Consórcio Brasil Central. São patrocinadores da Ficomex: Antares Aeroporto, Porto do Açu, Porto de Suape, Accredited Franchise, Unimed, São Salvador Alimentos, Grupo IEST, Alibaba, Sicoob Unicentro BR, Lundin Mining e Sescoop/OCB-GO.