No evento realizado pela ACIEG na sede da ApexBrasil na última terça-feira, foram apresentadas oportunidades oferecidas pela maior feira de internacionalização de negócios do Brasil
Com a presença de cerca de 30 embaixadas e autoridades de vários estados, a Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX) foi lançada em Brasília na última terça-feira (1⁰). Organizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG) e pela Faciest, esta será a quarta edição da Feira, considerada a maior do Brasil em internacionalização de negócios.
A FICOMEX 2025 tem como tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. O evento de lançamento na capital federal teve o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), onde foi realizado. “Com o lançamento na ‘casa’ do comércio exterior, pudemos nos aproximar das embaixadas, buscando mais conexões para gerar negócios na Feira”, destacou o presidente da ACIEG, Rubens Fileti.
Secretários e representantes dos governos de Goiás, Distrito Federal, Bahia e Maranhão e das cidades de Goiânia e Rio Verde também prestigiaram o lançamento, reforçando o interesse em participar da FICOMEX 2025. Na ocasião, também estiveram presentes os vice-presidentes da ACIEG, Thiago Falbo e Leandro Resende e os diretores Juliano Guimarães, Leandro Coutinho, Fabiano Accioly, Emilia Amin e Leonardo Mundim.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Goiás, Joel Sant’anna, destacou que “feiras como a FICOMEX dão oportunidade não apenas às grandes, mas também às médias e pequenas exportadoras”. Para o presidente da Câmara de Comércio Exterior (Comex) da ACIEG, Getúlio Faria, “ter atividades para as micro e pequenas empresas é de grande relevância, pois são grandes geradores de emprego e oportunidades”.
Embaixadas
A vice-presidente da Comex, Anna Bastos, reforçou a relevância do lançamento em Brasília para apresentar as possibilidades que Câmaras de Comércio Exterior, embaixadas e instituições federais têm à disposição para aproveitar a FICOMEX 2025 da melhor forma. “A Feira terá o Espaço Global, onde elas podem apresentar os seus principais projetos e o que querem desenvolver em seus países. Também haverá estandes rotativos, rodadas de negócios e workshops, para que continuem fazendo conexões com os empresários”, pontuou.
O evento da última terça-feira teve a presença dos embaixadores Babu Sigdyal, do Nepal, e Raul Graugnard, de Honduras. Também estiveram no evento representantes das embaixadas dos países: África do Sul, Angola, Armênia, China, Costa Rica, França, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Hungria, Irã, Israel, Mianmar, México, Paraguai, Peru, Polônia, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Singapura, Sri Lanka, Uruguai, Venezuela e Vietnã.
Autoridades e instituições
O evento lançamento da FICOMEX 2025 em Brasília foi prestigiado por diversas autoridades e representantes de instituições, incluindo:
Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Goiás: Joel Sant’anna (secretário)
Secretaria de Governo do Distrito Federal: Cláudio José Trinchão Santos
Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal: Sérgio Cardoso
Superintendência de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento do Estado da Bahia: Luciano Giudice
Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia: Paula Leitão
Secretaria de Representação do Maranhão em Brasília: Carlos Pereira
Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Goiânia: Diogo Franco (secretário)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde: Denimarcio Oliveira (secretário)
ApexBrasil: Raphael Sodré, Igor Celeste e Cíntia Faleiro
Consórcio Brasil Central: Ana Luisa Farias e Fabrício Oliveira
Sistema OCB: Jéssica Dias
Banco do Brasil: Karine Carizzi
Sebrae: Lilian Seabra
Associação Brasileira de Reciclagem Animal: Filipe Vaz