Goiânia se torna a capital do comércio exterior brasileiro com a realização da Ficomex

Entre os dias 27 e 29 de agosto a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central deverá reunir representantes de sete estados, além de dezenas de embaixadas, Câmaras de Comércio Exterior, entidades empresariais, Instituições de Ensino Superior, empresas nacionais e estrangeiras, com foco na expansão de negócios em nível internacional

Lideranças de empresas nacionais e internacionais, representantes de mais de 40 embaixadas e autoridades de sete Estados que compõem o Consórcio Brasil Central estarão na capital goiana, entre os dias 27 a 29 de agosto, em participação na Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central – Ficomex 2024. O evento, considerado o maior do País em negociações para exportação, será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, em uma área de 14 mil m² com presença de 170 expositores. Na programação, estão previstas palestras magnas na Arena 360°, realização de workshops setoriais, além de rodadas de negócios e apresentação de embaixadas. As inscrições para a Ficomex 2024 são gratuitas e podem ser feitas pelo site ficomex.acieg.com.br.

Nomes como do chairman do Lide Brasil e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Luiz Fernando Furlan; do presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Júlio César Moreira; e do ex-ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, estão confirmados como palestrantes. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) também é patrocinadora da Ficomex 2024 e o presidente da Agência, Jorge Viana, será palestrante do evento.

Com o tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”, a Feira, que já foi realizada em anos anteriores, foi ampliada e será dividida em três eixos: negócios, políticas públicas e educação. “É um tripé muito forte, que vai dar todo o subsídio e segurança para que o empresário faça negociações e saia dali com novas perspectivas para o próprio negócio. O nosso objetivo é criar um ambiente propício para negociações entre empresas, embaixadas e governos”, ressalta Rubens Fileti, presidente Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) – entidade que promove a Ficomex, ao lado da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), com a correalização do Governo de Goiás.

Presença chinesa
Um destaque da Ficomex 2024 é a participação do Grupo Alibaba, com sede na cidade de Hangzhou, na China, considerado o segundo maior varejista on-line do mundo. São proprietários dos e-commerce Alibaba.com e AliExpress. No Brasil, o Grupo IEST é a consultoria oficial do Alibaba no Brasil, colabora para conectar empresas brasileiras ao vasto ecossistema global do Grupo Alibaba e também estará presente na Ficomex 2024. O Alibaba Brasil é um dos grandes aliados aos empreendedores de pequeno e médio porte que desejam ter acesso a produtos chineses. A empresa possui milhares de fornecedores e fábricas que importam para o Brasil.

Logística para exportar
Representantes de três grandes players de logística no País serão expositoras e vão compor o quadro de convidados para apresentação nos workshops da Ficomex: Porto do Açu – possui o terceiro maior terminal privado de minério de ferro do Brasil, é responsável por 30% da exportação de óleo do país; Porto de Suape – conectado aos principais portos do mundo por rotas marítimas de navegação, com 83 empresas em 12 polos de desenvolvimento; e Antares Polo Aeronáutico – na região metropolitana de Goiânia, com mais de 2 milhões de metros quadrados de área total.

Mineração
A Lundin Mining é uma das expositoras confirmadas para a Ficomex 2024. Empresa canadense, diversificada de mineração de metais básicos com operações e projetos na Argentina, Brasil, Chile, Portugal, Suécia e Estados Unidos da América, produz principalmente cobre, zinco, ouro e níquel. No Brasil, está localizada em Alto Horizonte, em Goiás, onde produz concentrado de cobre e ouro e emprega aproximadamente 2 mil pessoas. No ano de 2023, na unidade em Goiás, foram produzidas aproximadamente 45 mil toneladas de cobre e 59 mil onças de ouro. O valor exportado foi de US$ 433M. O concentrado é transportado por caminhão até o Porto de Açu, de onde é enviado para diversos clientes de fundição no exterior.

Países e representações
São esperadas participações de diversos segmentos do setor produtivo, empresários, Câmaras de Comércio Exterior, Embaixadas, Universidades, além de órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. De outros países, já confirmaram participação representantes de Embaixadas e Câmaras de Comércio, além de empresários da América do Sul, América do Norte, Ásia, África e Europa.