Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, ele vai abordar o tema ‘Perspectivas do Agronegócio Brasileiro’
O agronegócio é um dos principais setores econômicos que mantêm a balança comercial brasileira aquecida. Do complexo soja às carnes, o País tem registrado números impressionantes quando se trata de volume de exportação. Em julho deste ano, por exemplo, o segmento alcançou US$ 15,44 bilhões em exportações, marcando um novo recorde para o mês de julho e o maior volume exportado no ano até o momento, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Devido à importância que exerce para a economia nacional, especialmente para os estados que integram o Brasil Central, como Goiás, o tema ‘agronegócio’ terá destaque na Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que será realizada de 27 a 29 de agosto, em Goiânia (GO). Um dos convidados para palestrar no evento é o ex-ministro da Agricultura e atual coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues. Referência nacional e internacional no segmento, ele estará na capital goiana no dia 29 de agosto, às 9h30, na Arena 360º, para falar sobre ‘Perspectivas do Agronegócio Brasileiro’.
Em sua palestra, Roberto Rodrigues deve trazer cenários e discutir o futuro do agronegócio nas próximas décadas, apontando desafios, especialmente para atender a crescente demanda por alimentos no mundo, e de que forma o agro brasileiro pode contribuir para a segurança alimentar no planeta.
Representatividade
Professor da FGV e embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Roberto Rodrigues participará do evento a convite do Sistema Faeg/Senar. A entidade é parceira na feira e terá ainda um estande institucional próprio no evento, onde destacará ações conjuntas e programas realizados em prol do fomento ao agronegócio goiano.
Segundo o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, a Ficomex representa uma oportunidade única para mostrar ao mundo a qualidade e a diversidade dos produtos agropecuários. “Eventos como este são essenciais para conectar nossos produtores com novos mercados, potencializando a exportação e garantindo um desenvolvimento sustentável e competitivo para o agronegócio goiano”.
Para o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, a feira é uma ótima oportunidade para divulgar a atuação em prol do produtor rural. “Eventos como este são essenciais para que todos possam conhecer de perto o trabalho que realizamos no Senar, focado na capacitação e na assistência técnica, sempre visando à melhoria da competitividade dos nossos produtores”, explica.
Quem é Roberto Rodrigues
Engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP, Roberto Rodrigues pautou sua carreira em três vertentes: acadêmica, agrícola e cooperativista. Na primeira, tem centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural, além de ser autor de dez livros e coautor de diversos outros. Também é Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), presidente do Conselho Consultivo da EsalqShow, membro do Conselho Consultivo da Esalq, do Conselho Consultivo da Japan House e do Grupo de Empresários Brasil/Japão – Wise Men Group, que busca maior aproximação entre os dois países.
Na área de agricultura, foi empresário rural em São Paulo, Minas Gerais e no Maranhão, assim como ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (de janeiro de 2003 a junho de 2006). No cargo, promoveu a completa reestruturação da instituição, trabalhou pelas leis de biotecnologia, dos produtos orgânicos, seguro rural, novos documentos de comercialização, regulamentou a defesa sanitária, ampliou o comércio agrícola brasileiro e implementou as bases de uma agricultura moderna. Foi ainda secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo (1993/1994), coordenador do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Agricultura, coordenou o setor privado no Fórum Nacional da Agricultura, e criou a Agrishow, juntamente com a ABAG, SRB, Abimaq e ANDA.
Na vertente do cooperativismo, Roberto Rodrigues é, hoje, embaixador especial da FAO para as cooperativas. Foi dirigente de cooperativas agrícolas e de crédito rural, com abrangência local (Guariba/SP), regional (Campinas/SP), e estadual (São Paulo/SP). Foi também presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB por dois mandatos (1985/1991), da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas (de 1992 a 1997) e da Aliança Cooperativa Internacional – ACI (1997/2001), órgão centenário que congrega mais 900 milhões de pessoas em todo o mundo, através de 250 organizações nacionais de cooperativas, representando uma centena de países. Conhece 80 países, em todos os continentes.
É cidadão honorário dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Espírito Santo e Rio de Janeiro, e de dezenas de municípios em todo o País. Recebeu o Prêmio Pioneiros de Rochdale em Manchester – Inglaterra, berço do cooperativismo mundial e o Distinguised Service Award, da WOOCU, em Denver – Colorado.
Ficomex 2024
A edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. Nos três dias de programação, a Feira pretende reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas, em um só local, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Na programação, ainda estão previstas palestras, rodadas de negócios e workshops sobre as áreas temáticas.
A Ficomex é promovida pela Acieg, por meio de sua Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. A ação também tem o apoio do Sebrae Goiás e do Consórcio Brasil Central. São patrocinadores da Ficomex: Sicoob Unicentro, Iest Group, Alibaba, Antares Aeroporto, Unimed Goiânia, Porto do Açu, AHL Agro, Lunding Mining, São Salvador Alimentos, OCB-GO, Equatorial Energia, Soluti/Everest, Grupo José Alves, Porto de Suape, Caixa Econômica Federal e Correios – Governo Federal.