Ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior terá palestra magna, na abertura da feira internacional. Tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global” vai permear as discussões e a apresentação no evento, que tem entrada gratuita
O chairman do Lide Global e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2003 – 2007), Luiz Fernando Furlan, será um dos palestrantes da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2024), no dia 28 de agosto, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções de Goiânia. Após a cerimônia de abertura, com a presença de autoridades dos Estados que compõem o Consórcio Brasil Central, Furlan conduzirá a palestra magna do evento, que tem como tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”.
Durante sua participação, o ex-ministro comentará sobre o atual cenário econômico, oportunidades para o Brasil na área ambiental, olhar sobre o comércio exterior e a participação do agronegócio nesse cenário. Furlan também participará, no dia anterior à palestra, em 27 de agosto, de um jantar para autoridades e convidados, no Palácio das Esmeraldas, promovido pela organização da Feira e pelo Governo de Goiás. A Ficomex tem entrada gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site www.ficomex.acieg.com.br.
Cenário econômico do Brasil
Na opinião de Furlan, “o Brasil vai bem”. Ele aponta que os indicadores mostram crescimento econômico, o desemprego tem caído bastante, saldo da balança comercial é positivo e as exportações estão ativas. Uma conjunção de fatores que, segundo o ex-ministro, aponta que o País está caminhando positivamente. “Mesmo o desmatamento está diminuindo. Sou otimista, temos a questão do custo-brasil, dos impostos, que pesam, tiram a competitividade, mas reformas estão caminhando e espero que estimulem os negócios”.
Oportunidade
Para Furlan, o Brasil tem a oportunidade de ser protagonista em diversas áreas, entre elas a questão ambiental, com destaque para o tema da descarbonização. “Temos excelentes trunfos para mostrar para o mundo e atrair recursos. Neste momento, o Brasil preside o G20, será o presidente temporário dos BRICS, e ano que vem teremos a COP 30, em Belém (PA). A atenção do mundo estará voltada para o protagonismo do Brasil. O nosso País também está entre os primeiros em uso de energia limpa, em bioenergia, e temos compromisso em frear o desmatamento”, completa.
Comércio Exterior
O ex-ministro acredita que a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem feito um excelente trabalho. Para desenvolver ainda mais o comércio exterior, ele indica que ainda é preciso levar mais empresas para conhecer o mercado de outros países. “Não podem se conter com o mercado regional, precisam ser levados para abrirem os olhos. Por isso, a importância de eventos, feiras, como a Ficomex, para que conheçam o mundo, viajem. Há um grande espaço para ser percorrido”. Furlan explica que, na visão dos consumidores de fora, existe um alto nível de exigência para a compra de produtos, que envolvem preocupações ambientais, sustentabilidade e a valorização da natureza. “Estão dispostos a pagar mais caro por esses produtos, se alcançarmos essas exigências, o que é possível para o Brasil. Essas demandas podem ser uma barreira para exportar, mas também são oportunidades para adequação e expansão do mercado”.
Brasil Central
Luiz Fernando Furlan destaca que a região Brasil Central, em especial Centro-Oeste, tem atraído bilhões de investimentos, impulsionada pelo agronegócio. “Costumo dizer que o agronegócio faz o dinheiro girar. Mesmo se estivermos falando de produto básico, há compras nas cidades, geração de empregos. O agro vai muito bem. Participo de eventos com governadores do Brasil Central e saio entusiasmado pelo nosso País”.
Quem é Luiz Fernando Furlan
É chairman do Lide – Grupo de Líderes Empresariais, organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. É brasileiro, empresário, engenheiro químico e administrador de empresas, com especialização em Administração Financeira. Preside o Conselho de Administração da Fundação Amazônia Sustentável, faz parte do Conselho do Instituto Ayrton Senna, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), ETCO (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), CEBC (Conselho Empresarial Brasil-China), WISE GROUP (Grupo de Notáveis para uma Parceria Econômica Estratégica Brasil-Japão), Innova (Empresa de Atuação na Indústria Petroquímica) e também atua do Comitê de Líderes da MEI/CNI. Foi ministro de Estado no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, de 2003 a 2007, e foi presidente do Conselho de Administração da Sadia S.A., e copresidente do Conselho de Administração da BRF S.A.
Ficomex 2024
A edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. Nos três dias de programação, a Feira pretende reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas, em um só local, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Na programação, ainda estão previstas palestras, rodadas de negócios e workshops sobre as áreas temáticas.
A Ficomex é promovida pela Acieg, por meio de sua Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. A ação também tem o apoio do Sebrae Goiás e do Consórcio Brasil Central. São patrocinadores da Ficomex: Sicoob Unicentro, Iest Group, Alibaba, Antares Aeroporto, Unimed Goiânia, Porto do Açu, AHL Agro, Lunding Mining, São Salvador Alimentos, OCB-GO, Equatorial Energia, Soluti/Everest, Grupo José Alves, Porto de Suape, Caixa Econômica Federal, Apex Brasil e Correios – Governo Federal.
Serviço
Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex)
Data: 27 a 29 de agosto de 2024
Local: Centro de Convenções de Goiânia (GO) – Rua 4, nº 1.400, Setor Central, Goiânia (GO)
Realização: Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest)
Correalização: Governo de Goiás
Mais informações: ficomex.acieg.com.br