SIC, Fapeg e Apex-Brasil lançam edital do PEIEX durante a Ficomex, em Goiânia

O edital do PEIEX oferece dez vagas imediatas e oportunidades de cadastro reserva para bolsistas que vão atuar na capacitação de empresas goianas com foco na exportação, visando fortalecer a competitividade e promover o desenvolvimento socioeconômico da região

A Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançam nesta quarta-feira, 28, durante a Feira Internacional de Comércio Exterior e Logística (Ficomex), o edital do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). A iniciativa seleciona bolsistas e forma um cadastro reserva para atuação no Núcleo Operacional do PEIEX, que será instalado em Goiânia. O edital será lançado na Arena 360º, no Centro de Convenções, na Região Central da capital.

Com um investimento de quase 1,3 milhão de reais, o edital visa implementar uma equipe dedicada à capacitação técnico-gerencial e tecnológica das empresas goianas, preparando-as para inserção no mercado internacional. As bolsas oferecidas variam de R$ 1.299,31 a R$ 10.927,51, com um total de dez vagas imediatas e várias oportunidades para cadastro reserva.

O PEIEX tem como objetivo fortalecer a competitividade das empresas do estado, promover a cultura exportadora e estimular o empreendedorismo voltado para o mercado externo. O programa também promove o desenvolvimento socioeconômico regional por meio do adensamento de cadeias produtivas e da inovação.

As empresas selecionadas para participar do PEIEX recebem acompanhamento individualizado, além de participarem de eventos e qualificações coletivas, tudo com o intuito de aprimorar seu desempenho e facilitar a exportação de seus produtos e serviços. A execução do programa em Goiás fica sob a responsabilidade da Fapeg, que também coordena a interação entre as empresas e as instituições de apoio reunidas no Comitê Consultivo do Núcleo Operacional do PEIEX.

Com este lançamento, SIC, Fapeg e Apex-Brasil reforçam seu compromisso com o desenvolvimento econômico de Goiás, oferecendo ferramentas e suporte para que as empresas locais possam competir de maneira mais eficaz no mercado global.

Ficomex

A edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia.

Nos três dias de programação, a Feira pretende reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas, em um só local, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Na programação, ainda estão previstas palestras e workshops sobre as áreas temáticas. Mais informações em ficomex.acieg.com.br.

O evento é promovido pela Acieg, por meio da Comex-Acieg, e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. A ação também tem o apoio do Sebrae Goiás, Consórcio Brasil Central, Apex Brasil e Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

São patrocinadores da Ficomex: Antares Aeroporto, Porto do Açu, Porto de Suape, Accredited Franchise, Unimed, FPTA Advocacia, São Salvador Alimentos, Grupo IEST, Alibaba, Sicoob Unicentro BR, Lundin Mining e Sescoop/OCB-GO.