Você está visualizando atualmente “Aqui é o coração do Brasil, e aqui se pode fazer mais pelo País”, afirma Luiz Fernando Furlan na abertura na Ficomex

Ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior destacou a importância dos estados do Brasil Central

A abertura da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) ocorreu na manhã desta quarta-feira (28/08), no Centro de Convenções de Goiânia. Entre os convidados estava o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que ministrou a palestra magna.

Durante sua fala, Furlan ressaltou como o Brasil é forte economicamente, relembrou histórias da sua juventude e falou sobre a forma que conseguiu fomentar as exportações brasileiras entre 2003 e 2007, período que foi ministro de estado. Inicialmente, ele contou para os presentes uma história de seu avô, em que conversaram sobre a potência da região Centro-Norte do país, ainda na década de 1980, e que essa região seria o futuro do Brasil.

Após esse momento, sua fala caminhou para um lado esperançoso e animador, enxergando o valor dos empresários e das práticas de promoção de exportações. “No ano de 2002, quando fui convidado a ser ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as exportações brasileiras somavam US$ 60 bilhões, e a meta que traçamos foi chegar a US$100 bilhões no final do governo”, disse Luiz Fernando Furlan. Para além dessa meta, o então ministro criou planejamentos e após dois anos e meio de trabalho já havia batido a meta.

“Quem bateu a meta foram os empresários, não o governo federal”, completou Furlan, em uma fala sobre a potência da classe empresarial brasileira, que nesse período trabalhou e alavancou a economia nacional. Finalizando sua participação, o ex-ministro expôs vantagens que ele enxerga no Brasil como as fontes de energia limpa, as commodities e as tecnologias. “Aqui é o coração do Brasil, e aqui se pode fazer mais pelo País”, encerrou Furlan, exaltando a potencialidade do Brasil Central.