Foto: Ronaldo Silva
Edição da Trilha de Internacionalização focada em experiências práticas no mercado internacional acontece na próxima quarta-feira e capacita para a FICOMEX 2025
Empresários goianos seguem se preparando para atuar no mercado externo com o apoio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), recebendo orientações diretamente de quem já conquistou espaço no comércio internacional. A próxima mentoria da Trilha de Internacionalização trará experiências reais e estratégias de sucesso aplicadas no dia a dia das exportações.
A Trilha de Internacionalização é uma iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) por meio do PEIEX, criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e tem parceria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG). A nova edição da Trilha acontece na próxima quarta-feira (13), às 9h, em formato online.
O tema do encontro será “Feiras e Missões Internacionais na Prática: experiências reais e estratégicas”, com foco em casos de sucesso e dicas práticas. Os palestrantes serão Antônio Augusto de Toni, diretor de comércio exterior da São Salvador Alimentos (SSA), e Emílio Bittar, CEO da COMING. Eles compartilharão experiências em feiras internacionais, estratégias de negócios e caminhos percorridos para conquistar novos mercados.
Rumo à FICOMEX
Um dos principais objetivos da Trilha de Internacionalização é preparar os participantes para a edição 2025 da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX). “O PEIEX está mostrando aos empresários que exportar é possível e essa trilha conecta teoria e prática com exemplos concretos. Goiás já conta com empresas competitivas e a FICOMEX será o palco ideal para apresentarmos o potencial dos produtos goianos a investidores internacionais no cenário global”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Para o presidente da ACIEG, Rubens Fileti, “essa é uma oportunidade valiosa que os empresários têm, podendo fechar negócios e investimentos com uma série de outras empresas, instituições, municípios, estados e países durante a FICOMEX 2025”. As inscrições para a 4ª Trilha de Internacionalização estão abertas e podem ser feitas clicando no formulário. Os participantes inscritos receberão o endereço eletrônico de acesso à mentoria por e-mail.
SOBRE A FICOMEX
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, workshops, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio do Porto de Suape, Banco do Brasil e Sistema OCB/GO e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Sebrae Goiás.
SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.