Você está visualizando atualmente Embaixada do Quênia confirma presença na Ficomex 2024

Embaixada do Quênia confirma presença na Ficomex 2024

Em visita à Acieg, embaixador do país africano apresentou oportunidades de investimentos e reforçou a mobilização para fomentar negócios com o Brasil, por meio da participação na Feira. Comércio global entre Quênia e Brasil aumentou 63% no último ano.

Em visita à Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), no último dia 12, o embaixador do Quênia, Lemarron Kaanto, e a adida comercial, Beatrice Kinyua, confirmaram a participação do país africano na Ficomex 2024, evento que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto, em Goiânia (GO).

Segundo o presidente da Acieg, Rubens Fileti, existem vários pontos de convergência e oportunidades de negócios entre o Brasil Central e o país africano. “Temos no Quênia uma boa porta de entrada para realizar negócios com toda a África, continente com mais de 1,2 bilhão de habitantes. Vamos criar uma agenda de trabalho em parceria com a embaixada para abrir espaço para nossas empresas fazerem negócios”, afirmou Fileti.

Dados repassados pela embaixada mostram que o  comércio global entre o Quênia e o Brasil tem melhorado ao longo dos anos, com um aumento de 63% no comércio total em 2023, o que movimentou aproximadamente 128 milhões de dólares. Tecnologia digital e cidades inteligentes, economia de energia verde e renovável, agricultura e agroprocessamento, farmacêutica e segmento automotivo estão entre as áreas apontadas pelo embaixador como oportunidade para investimentos no país africano.

“Por meio do nosso encontro aqui na Acieg, descobrimos que existem muitas áreas em que o Quênia e o Brasil podem trabalhar em conjunto. Em agosto, vamos garantir a participação da nossa embaixada na Ficomex. Nós, governo, facilitamos o caminho, mas o negócio mesmo é feito pelo setor empresarial. Temos um forte setor de negócios que está ansioso por essa participação e para levar adiante as negociações”, afirmou o embaixador, Lemarron Kaanto.

Os representantes do Quênia foram recepcionados pelo presidente e vice-presidente da Acieg, Rubens Fileti e Thiago Falbo; pela vice-presidente da Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), Anna Bastos e e pelo diretor de Comunicação da Acieg, Leandro Coutinho. “As visitas presenciais que estamos recebendo, a partir da organização da Ficomex, nos ajudam a compreender melhor o cenário empresarial de cada País. Não foi diferente com o Quênia, muitas oportunidades a serem aproveitadas e exploradas pelo Brasil”, constatou a vice-presidente da Comex da Acieg, Anna Bastos.Países e representaçõesSão esperadas participações de diversos segmentos do setor produtivo, empresários, Câmaras de Comércio Exterior, Embaixadas, Universidades, além de órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. De outros países, já confirmaram participação representantes de Embaixadas e Câmaras de Comércio, além de empresários da América do Sul, América do Norte, Ásia, África e Europa. – América do Sul: Argentina, Peru, Equador e Bolívia; – América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México; – Europa: Espanha, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Hungria, Turquia, e Chipre;- África: Sudão, Marrocos, Tunísia, Argélia, Mauritânia, Somália, Djibuti, Comores, Quênia, Angola, Egito, Líbia e África do Sul;- Ásia: China, Indonésia, Cingapura, Índia, Israel, Kuwait, Líbano, Síria, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Omã, Palestina, Timor Leste, Jordânia, Iraque, Iêmen e Irã.FicomexA edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. O evento é promovido pela Acieg, por meio da Comex-Acieg, e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. Nos três dias de programação, a embaixador do Quênia, Lemarron KaantoFeira pretende reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas, em um só local, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Na programação, ainda estão previstas palestras e workshops sobre as áreas temáticas.

Mais informações em ficomex.acieg.com.br.