Você está visualizando atualmente Porto de Suape, maior porto do nordeste, é patrocinador da Ficomex

Porto de Suape, maior porto do nordeste, é patrocinador da Ficomex

Durante os dias de evento os participantes terão a oportunidade de ter contato com um dos portos que mais movimenta mercadorias no Brasil

Ter contato com diferentes regiões do País é algo imprescindível quando se busca alçar voos para o mercado internacional. Entender qual a melhor estratégia comercial, de comunicação ou logística pode fazer uma grande diferença. Por isso, durante a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) você pode ter contato com o Porto de Suape, um dos patrocinadores do evento.

O Porto de Suape fica localizado nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. E, por isso, é o porto público mais estratégico do Nordeste, não somente devido à localização, mas também à interligação com mais de 250 portos em todo o mundo.

O Complexo de Suape possui uma área de 17.300 mil hectares, dividida em cinco zonas: Preservação Ecológica (59%), Industrial (22%), Industrial-Portuária (14%), Central de Serviços (3%) e Preservação Cultural (2%). Segundo dados do Anuário Estatístico Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), foi o porto que mais cresceu em 2022, alcançando a segunda colocação de maior movimentações portuárias, com cerca de um bilhão de toneladas de mercadorias naquele ano.

O Governo Federal liberou, em 2024, mais de R$600 milhões para reformas na infraestrutura do Porto, que foi inagurado no dia 7 de novembro de 1978 e está passando por obras para modernizar as instalações desde 2018. As reformas estão acontecendo em um momento muito oportuno para a economia nordestina, já que Suape vem em uma onda de crescimento exponencial a cada an. Por exemplo, houve crescimento de 137% dos transportes de veículos de 2014 a 2022, e nos números expressivos de exportações da montadora Stellantis, com mais de 50 mil veículos embarcados, em 2023.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, Rubens Fileti, a participação do Porto de Suape como patrocinador da Ficomex representa um grande avanço nas relações construídas no decorrer dos anos com todos os estados brasileiros.

“Mesmo que a Feira faça parte do Consórcio Brasil Central, e carregue isso no nome, estamos conectados com todos os outros estados do nosso País. Precisamos e queremos que todo o Brasil seja para que nossa economia consiga crescer”, afirma Fileti.

A Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) é promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), por meio da Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público.