Representantes do bloco europeu e de outros quatro países abriram a programação internacional do maior evento de comércio exterior do Brasil na tarde desta quinta
“Um acordo que é muito importante geopoliticamente e vai criar um mercado de 700 milhões de pessoas”. A declaração dada na FICOMEX 2025 pelo conselheiro de comércio da Embaixada da União Europeia, Vicente Damian, dá a dimensão da importância das relações comerciais estimuladas no evento. O representante do bloco europeu foi um dos destaques da programação do Espaço Global na tarde do primeiro dia de Feira.
“O objetivo do acordo que pretendemos assinar ainda neste ano e ratificar em 2026 é fortalecer ainda mais os laços do Mercosul com a União Europeia, que já são importantes”, destacou Damian. A União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil e o primeiro investidor no Brasil.
Além do bloco europeu, o Espaço Global já recebeu representantes da Câmara Espanhola e das Embaixadas da Argentina, Ruanda, Cuba e da Namíbia, que teve sua apresentação feita pela própria embaixadora Selma Nghinamundova. As potencialidades de negócios e investimentos com os países foram o foco das apresentações.
SOBRE A FICOMEX
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.