No momento, você está visualizando Agro, inovação e estímulo ao comércio exterior intensificam movimentação na FICOMEX

Agro, inovação e estímulo ao comércio exterior intensificam movimentação na FICOMEX

Foto: Ronaldo Silva

Evento trouxe grandes especialistas e colocou empresas brasileiras em contato com compradores estrangeiros nas rodadas de negócios. Tarifaço dos Estados Unidos foi destaque no Espaço Global

No segundo dia da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central, agronegócio e inovação foram as principais pautas da Arena FICOMEX, com destaque para oportunidades de crescimento. Marcos Fava Neves, o Doutor Agro, abriu com a palestra “O Agro Empoderando o Brasil”, destacando o crescimento das exportações nos últimos 25 anos e a tendência mundial de aumento no consumo de carnes. “Nas três últimas décadas, vimos o nosso país se tornar o fornecedor de comida do mundo”, comentou. 

Rondinelli Borges (INPI) alertou para o atraso do Brasil em patentes no agronegócio, ocupando o 15º lugar no ranking mundial, dominado pela China. O cenário do agronegócio em Goiás foi tema de um debate mediado por Cíntia Faleiro (ApexBrasil), com participações do secretário Pedro Leonardo e do diretor do Sebrae-GO, Antônio Carlos Neto.

Uma iniciativa da ACIEG Mulher trouxe o palestrante Carlos Ferreirinha, que fez a plateia ficar lotada e falou sobre competitividade, branding e visão humanizada nos negócios. “A força da oportunidade será sempre maior que a força da dificuldade”, frisou o especialista. Já a palestra “Tecnologia transformando para melhorar a vida do cidadão” foi conduzida por Luiz Rodrigues, da Everest Digital, com participação do CEO Gleysson Araújo e do subsecretário de TI de Goiás, Márcio Pereira. 

No painel “Novos Mercados, Novas Oportunidades”, a discussão foi em torno do impacto e tendências do comércio digital global. A transformação digital continuou em pauta com um debate sobre inteligência artificial mediado pelo presidente da Câmara de TI e Inovação da ACIEG, Juliano Guimarães. 

Comércio exterior

A FICOMEX 2025 também impulsionou o comércio exterior com o lançamento do MBA em Comércio Exterior e Internacionalização de Negócios, iniciativa do IPOG em parceria com a ACIEG Educação. Na palestra de Marcelo Rebelo, economista-chefe do Banco do Brasil, o foco foi a análise do cenário macroeconômico e as oportunidades para o Brasil no cenário de crescimento populacional no mundo. Em seu painel, Henrique Câmara apresentou estratégias de investimento para investidores profissionais.
A Feira se mostrou como um espaço importante para promover conexões comerciais, com as rodadas de negócios promovidas pela ApexBrasil, com o programa Exporta Mais Brasil, estimulando a realização de negócios entre empresas brasileiras e compradores vindos de quatro continentes. O espaço destinado às rodadas teve movimentação intensa durante todo o dia.  

Tarifaço em foco

O que mais chamou a atenção no segundo dia de Espaço Global foram os diferentes tons adotados pelos países perante o tarifaço dos Estados Unidos. A Amcham indicou que atua junto ao governo americano contra as tarifas, enquanto a Câmara Brasil-Canadá vê nas sobretaxas americanas uma chance de fortalecer negócios com o Brasil, ainda que as tarifas venham a ser revogadas. 

O embaixador interino do México apontou desafios econômicos globais e o representante de Hong Kong apresentou a zona livre de comércio como um grande atrativo para empresas acessarem o gigante mercado da Ásia e diversificarem os mercados. Já a AfroChamber, que representa todos os 54 países da África, apresentou estratégicas pára fortalecimento das relações comerciais do Brasil com o continente. 

O espaço também contou com apresentações feitas por embaixadores e representantes de diversos países, como México, Quênia, Nepal, Zâmbia, Equador, Peru, Paraguai, Chipre, Malta, Haiti, Suriname, Botsuana, Polônia e Espanha. 

SOBRE A FICOMEX

A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.