No momento, você está visualizando Asiáticos e africanos apresentam inciativas que facilitam parcerias internacionais
Foto: André Lino

Asiáticos e africanos apresentam inciativas que facilitam parcerias internacionais

Hong Kong mostrou modelos facilitadores de tratados no segmento de comex. Câmara AfroChamber mostrou perfil de investimentos que atende aspectos sociais e de desenvolvimento para parceiros e, principalmente, para o continente   

Hong Kong, país asiático presente na Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (Ficomex) 2025, debate investimentos e tratados que facilitam a entrada e saída de produtos comercializados entre parceiros internacionais. Modelos foram apresentado como facilitador de tratados no segmento de comex.    

Segundo conta Renato Oliveira, gerente do escritório da Hong Kong Trade Development Council, “por meio de Hong Kong, é possível acessar um mercado gigantesco, que é a Ásia. Temos uma ampla rede de apoio para empresas brasileiras”, relata ao lembrar que o país é o 7º maior hub comercial do mundo. 

E lembrou ainda que Hong Kong é muito atrativo porque os impostos sobre lucros são bem reduzidos em relação a outros mercados. “Não existe imposto de importação para quase todos os produtos. Com isso, o país acaba servindo como porta de reexportação para outros locais”. Hong Kong e China têm a chamada venda Cross-Border. O produto chega sem taxas de importação e segue para a China de forma facilitada.

Por fim, a Câmara AfroChamber apresentou um panorama do perfil de investimentos do país e que atende, dentro do contexto de parcerias internacionais, aspectos sociais e de desenvolvimento para parceiros e, principalmente, para o continente. Por meio da Ficomex e outras iniciativas, o objetivo é fortalecer as relações entre Brasil e África.  

Ainda no Espaço Global, apresentaram potencialidades de seus países a embaixadora de Botsuana, Benetia T. Chingapane; e representantes da Agência Polonesa de Investimentos e Comércio, e da Embaixada da Espanha no Brasil.

SOBRE A FICOMEX

A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.