Segundo dia de atividades começou com apresentação do Doutor Agro e teve outros quatro painéis
A manhã na Arena FICOMEX, no segundo dia de atividades, no Centro de Convenções de Goiânia, foi marcada por análises acerca dos potenciais e perspectivas para o agronegócio brasileiro. O primeiro painel foi aberto pelo especialista Marcos Fava Neves, conhecido como Doutor Agro, que trouxe a palestra “O Agro Empoderando o Brasil”.
Ele destacou o crescimento das exportações nos últimos 25 anos e a importância comercial conquistada pelo Brasil pela produção de alimentos. “Nas três últimas décadas, vimos o nosso país se tornar o fornecedor de comida do mundo”, comentou o especialista. Para Neves, há uma boa projeção de crescimento do consumo de carnes em todo o mundo.
Na sequência das atividades, foram realizados dois painéis simultâneos. O painel 2 com o especialista em investimento Henrique Câmara, que abordou estratégias para investidores profissionais. E o painel 3 com mediação de Cíntia Faleiro, da ApexBrasil, e participação do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo, e do diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.
A quarta apresentação da manhã foi do economista-chefe do Banco do Brasil, Marcelo Rebelo, que apresentou o cenário macroeconômico do Brasil. Ele apontou projeção que prevê alta na compra de carnes ao redor do mundo — o que deve beneficiar o agronegócio. “Há uma perspectiva de crescimento populacional que manterá aquecida a demanda por alimentos. Isso favorece o Brasil e abrirá muitas chances de mercado.”
Por fim, o representante do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Rondinelli Borges, falou sobre como é o processo de patenteamento de produtos do agronegócio. “A China domina o cenário de patentes no agro. O Brasil é somente o 15º. Temos um caminho enorme pela frente”, disse o especialista.
Sobre a FICOMEX
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.