Principal diferencial da marca é a inovação e o uso de um material próprio, criado por ela a partir da reutilização de pneus usados junto com outros materiais minerais
Uma marca que traz no seu DNA inovação, tecnologia e sustentabilidade. Essas são algumas das características da Conviê Design, empresa que atua na criação e desenvolvimento de produtos mobiliários para áreas externas e marca presença como expositora na edição 2025 da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central.
O principal diferencial da marca é a inovação e o uso de um material próprio criado por ela, a partir da reutilização de pneus usados juntamente com outros materiais minerais, que são altamente resistentes e contribuem com a sustentabilidade.
“Desenvolvemos uma fibrocerâmica inovadora após mais de 20 anos de pesquisa. É um material sustentável e extremamente durável, com grande resistência a intempéries e baixa manutenção. A sustentabilidade está profundamente vinculada à nossa marca e aos nossos produtos”, explica o fundador e proprietário da Conviê, o engenheiro civil João Pedro Puppini Bernardes.
Inovação e expansão
Para promover a inovação, a Conviê Design lançou, em 2020, uma linha de produtos para a área externa. A marca se posiciona no mercado de mobiliário de luxo e oferece uma linha completa de mobiliário externo, incluindo bancos, poltronas, espreguiçadeiras, aparadores, mesas laterais, mesas de centro e mesas de jantar quadradas, redondas e retangulares.
Atualmente, a Conviê atua nos mercados de Goiânia e de Brasília, com planos de expandir para mercados próximos à fábrica em Alexânia e, posteriormente, mercados mais distantes, incluindo internacionais. “Atualmente, nossa praça de atuação é Goiânia e Brasília via lojistas e revendedores. Existem sondagens para mercados internacionais, mas ainda estamos amadurecendo essa ideia”, informa o empresário à frente da marca.
Origem
Dois engenheiros civis amantes da inovação pesquisavam sobre materiais plastificantes para argamassas e foram surpreendidos por inovadores resultados de um determinado aluminossilicato, que levou à formação de um geopolímero com características similares a uma recém-descoberta francesa. Após anos de estudos das reações químicas e das cadeias de polímeros, decidiram revolucionar o mercado com a descoberta recente.
Assim, foi criado um novo material – uma fibrocerâmica com características de geopolímero, fibras que proporcionam resistência à tração e têm o objetivo de cooperar com a sustentabilidade. “Usamos também o pó de pneu, que é um material altamente poluente ao meio ambiente e que proporciona leveza ao produto, tornando-o assim mais sustentável. A produção foi iniciada na fabricação de telhas, esquadrias e portais, visando a substituição da madeira”, explica o proprietário da Conviê.
A partir de então, foram criados mobiliários únicos, com uma durabilidade ímpar. “Esse processo foi pensado para que cada mesa e banco pudesse fazer parte de uma área externa ou até mesmo um jardim, para que cada móvel contasse histórias por gerações, sem perder a qualidade ao longo dos anos”, destaca Bernardes. Assim nasceu a Conviê, que traz de volta a essência da convivência entre as pessoas.
Por: Conviê Design