Principal parceiro comercial de Goiás e do Brasil foi destaque no Espaço Global, que também recebeu representante dos Estados Unidos no último dia de evento
O grande impacto da principal parceria comercial do Brasil esteve no centro das atenções do Espaço Global da FICOMEX 2025, no último dia de evento. A apresentação do Conselho Empresarial Brasil-China focou no crescimento exponencial das exportações brasileiras para o país asiático, com um salto de US$ 1 bilhão em 2000 para impressionantes US$ 104 bilhões em 2023, alta que se manteve em 2024.
“O Brasil é um dos poucos países com superávit na balança comercial com a China e registrou recorde de investimentos chineses no ano passado, sendo Goiás o terceiro maior destino no território nacional”, ressaltou a analista internacional do CEBC, Camila Amigo. O debate sobre o tarifaço dos Estados Unidos continuou em pauta pelo segundo dia seguido.
A representante do CEBC reforçou que o volume mais recente de exportações do Brasil para os EUA foi menor. Já o presidente da Câmara Texana, que representa o Texas (EUA), buscou amenizar as polêmicas. “Muitos falam da questão migratória nos Estados Unidos como crise, mas não enxergamos dessa forma, pois os vistos também impactam na geração de negócios. Os Estados Unidos seguem como o maior mercado consumidor e financeiro do mundo”, afirmou Max Antonio Paul.
O Espaço Global também recebeu representantes das Câmaras de Comércio Latino Africana, Brasil-Haiti e Brasil-Paraguai e da Embaixada do Reino do Marrocos no último dia, que apresentaram potenciais de negócios para o Brasil com esses países.
SOBRE A FICOMEX
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.