Feira recebeu representantes goianos e de outros Estados, além de lideranças diplomáticas e comerciais de outros países
“Welcome to FICOMEX”. Assim o presidente da ACIEG, Rubens Fileti, trouxe força ao seu pronunciamento na abertura da FICOMEX 2025. A fala dá uma pista do que está por vir: o evento será ainda mais internacional, sendo realizado em outro país em 2026 e retornando a Goiânia em 2027.
Ao descrever a retomada do evento em 2024, após quase duas décadas, Fileti celebrou o apoio que recebeu do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com uma comparação única. “Parecia uma validação de startup a aprovação da 3ª edição do evento. O comércio exterior sempre foi uma realidade do estado, mas não estava no debate, e nós mudamos isso”, conta.
Para o governador Ronaldo Caiado, o Estado tem o papel de desburocratizar e fomentar a vinda de novas empresas para Goiás. “Este evento traz uma visão ousada do cenário internacional. O nosso objetivo é ampliar os negócios e as relações de Goiás com as embaixadas representadas.”
Em 2025, a Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central foca ainda mais na internacionalização, com mais de 55% dos países do mundo representados por meio de câmaras de comércio e embaixadas.
Vice-governador de Goiás, Daniel Vilela pontuou a relevância da feira e do apoio, como representante do poder público, para fomentar o comércio exterior. “Vamos criar a agência de exportação e promoção de Goiás, num modelo moderno, para que produtores daqui possam levar seus produtos e se conectar ainda mais com o mundo.”
O embaixador oficial da feira, Gusttavo Lima, destacou a realização da FICOMEX como um momento importante de fomento ao empreendedorismo goiano e brasileiro. “A música sempre me levou a muitos lugares, mas também a desenvolvimento, oportunidade e crescimento. É importante construir um caminho mais justo para superar dificuldades e apoiar empresários locais.”
No evento, também foi anunciado o MBA em Comércio Exterior e Internacionalização de Negócios, iniciativa do IPOG com a ACIEG Educação, bem como a filiação de Gusttavo Lima à ACIEG, como diretor.
Almoço no Palácio das Esmeraldas
Pouco antes da cerimônia oficial, o governador Ronaldo Caiado recebeu a comitiva da ACIEG, liderada pelo presidente Rubens Fileti, em um almoço no Palácio das Esmeraldas. Na ocasião, Fileti anunciou que a feira passará a ser realizada de forma bianual, com a próxima edição em Goiás marcada apenas para 2027. O encontro reforçou a importância da FICOMEX para a economia goiana e para a abertura de portas às exportações, com Caiado destacando os esforços do governo estadual em desburocratizar processos e criar condições fiscais favoráveis a novos investimentos.
Entre os presentes estavam lideranças de outros estados e do setor produtivo. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o valor da feira como ambiente de negócios, enquanto o cantor e empresário Gusttavo Lima, embaixador da FICOMEX 2025, afirmou que o evento comprova o protagonismo econômico de Goiás. A comitiva da ACIEG contou ainda com a presidente da ACIEG Mulher, Marisa Carneiro, os vice-presidentes Thiago Falbo e Allan Máximo, e o presidente da Câmara de TI e Inovação, Juliano Guimarães.
Programação do primeiro dia
No espaço global, representantes de Goiás, Rondônia e Santa Catarina apontaram atrativos locais e iniciativas governamentais a representantes de outros países presentes na feira.
Goiás, estado anfitrião, apresentou panorama da balança comercial goiana, com dados de importações e exportações. A ideia, segundo relatou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Joel Sant’Anna, é mostrar as potencialidades goianas frente aos mercados internacionais.
De Rondônia, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Lauro Fernandes da Silva Júnior, abordou iniciativas adotadas pelo governo para atrair novos investimentos, expandir as relações e diversificar a carta de produtos e serviços. De Santa Catarina, o diretor-presidente da InvestSC, Renato Dias Marques de Lacerda tratou de inovação e novas parcerias.
A delegação da União Europeia também esteve presente, durante à tarde, para negociar com quem participou da FICOMEX. Os representantes da UE abordaram o acordo entre o bloco com o Mercosul, sinalizando forte apoio à aliança.
A Arena Ficomex, parte da programação da Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central 2025, reuniu temas como inovação acadêmica, terras raras, mineração e inteligência artificial, em uma realização da ACIEG em parceria com a Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG).
O presidente da ANBG, Ricardo Simabukuro, destacou o fortalecimento institucional e a ampliação de negócios, enquanto o ministro econômico da Embaixada do Japão, Hirotake Hayashi, ressaltou a contribuição de Goiás para o desenvolvimento tecnológico e a abertura de mercados. Já Vitória Carvalho, do CEIA/UFG e AKCIT, enfatizou o pioneirismo do estado na formação em IA e o papel da feira como espaço de troca de conhecimento além das parcerias comerciais.
Comenda FICOMEX
A Comenda FICOMEX Erivan Bueno foi entregue, na abertura da feira, a alguns dos principais aliados da FICOMEX.
Receberam a comenda:
Gusttavo Lima
Ronaldo Caiado
Romeu Zema
Marcos José Rocha dos Santos
Daniel Vilela
Bruno Peixoto
Virmondes Cruvinel
André Schlemmer
Armando Monteiro Bisneto
Rubens Fileti
Leandro Resende
Antônio Carlos de Souza Lima Neto
Luís Alberto Pereira
José Mário Schreiner
Carlos Mayer