Considerada oportunidade de negócios bilaterais, parceria reforça tratado de amizade entre os dois países. Evento contou ainda com apresentação cultural
Negócios voltado à inovação acadêmica, terras raras, mineração e inteligência artificial. Esses são alguns dos temas apresentados na Arena Ficomex, que integra a programação da Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central 2025. Realização da Acieg, em parceria com a Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG), a oportunidade de negócios bilaterais conta ainda com apresentação cultural. “Fortalecimento de atos institucionais e ampliação de negócios”, afirma o presidente da ANBG, Ricardo Simabukuro.
O ministro-chefe da Seção Econômica da Embaixada do Japão no Brasil, Hirotake Hayashi, que está no Brasil há menos de um mês, enalteceu a realização da Ficomex. E reforçou que Goiás contribui muito com o desenvolvimento de novas tecnologias e ampliação das relações com outros mercados.
Assessora executiva de internacionalização do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), da UFG e Advanced Knowledge Center for Immersive Tecnologies (AKCIT), Vitória Carvalho, falou do pioneirismo do Estado de Goiás na implementação dos estudos e formação em IA. A estudiosa ressaltou a importância da Ficomex como espaço que vai além das parcerias entre Goiás e o mercado internacional, mas também de troca de conhecimento.
SOBRE A FICOMEX
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.