Goiás sedia maior evento de comex do Brasil e mira em ampliar mercados

Conexões globais apresentadas na FICOMEX 2025 representam oportunidade de negócios para o maior importador e segundo maior exportador do Centro-Oeste

Presidente da ACIEG, Rubens Fileti, e governador de Goiás, Ronaldo Caiado, na abertura da FICOMEX 2024. (Foto: Cristiano Borges)

A balança comercial do estado no 1º semestre deste ano teve superávit de US$ 4 bilhões, puxada pelas exportações do agronegócio, segundo dados do Comex Stat (MDIC). Buscando obter resultados ainda mais expressivos, o Governo de Goiás confirmou participação na edição 2025 da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central.

O governador Ronaldo Caiado ressalta a força da feira e lembra o quanto ele tem liderado as conversações com vários países, tendo visitado a China, Japão e outros mercados, resultando em atração de investimentos para Goiás – neste momento uma missão japonesa se encontra em Goiânia realizando negócios. “Um grande fórum, que é a FICOMEX, que traz vários países para assistir o desenvolvimento de Goiás, bem como de outros governadores que compõem o nosso consórcio Brasil Centro-Oeste. Com isso, nós podemos mostrar nosso potencial e capacidade. E expor Goiás cada vez mais”, ressalta o governador.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG) destaca a importância das oportunidades apresentadas pela FICOMEX. “Diversificar as conexões globais e expandir a presença para cada vez mais mercados é essencial para fomentar o comércio exterior e estimular o desenvolvimento de empresas, governos e instituições do estado e do Brasil como um todo”, observa Rubens Fileti.

Maiores parceiros

Entre os principais parceiros comerciais de Goiás, estão China, Alemanha, Estados Unidos e Irã. Os dois últimos já estão confirmados na FICOMEX 2025, ao lado de mais de 100 países representados por embaixadas e câmaras de comércio exterior. A Feira também vai reunir diversos estados brasileiros, além de municípios, instituições, players importantes do mercado, especialistas e empresas de todos os portes.

O ponto mais forte das exportações de Goiás é o agronegócio, tendo soja (49%), carne bovina (12,8%) e alimentos para animais (7%) como responsáveis pelos resultados mais expressivos do 1º semestre de 2025, de acordo com o Comex Stat. Do outro lado da balança comercial, o estado também é destaque, sendo o maior importador da região Centro-Oeste, com destaque para medicamentos e produtos farmacêuticos (29,5%), medicamentos veterinários (10,6%) e peças automotivas (9,9%).

A FICOMEX 2025 tem o patrocínio de Wav Bank, Sistema OCB Goiás, Porto de Suape, Banco do Brasil, CAIXA Grupo Soluti/Everest Digital, Equatorial, Unimed e Maindoc.

Municípios em destaque

Além do governo estadual, a FICOMEX 2025 tem a participação confirmada de prefeituras como as de Goiânia, Rio Verde e Silvânia. Dados da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás apontam que Rio Verde é o líder absoluto em exportações goianas, respondendo sozinha por mais de um quinto do total do estado. Já Goiânia é o 4º maior importador dentre os municípios goianos.

Serviço

Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central – FICOMEX
Data: 4, 5 e 6 de setembro de 2025
Horário: das 9 às 19 horas (quinta e sexta-feira) e das 9 às 15 horas (sábado)
Local: Pavilhão Azul, no Centro de Convenções de Goiânia
Inscrições: Quero Participar

Sobre a FICOMEX

A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.