Governo vai apresentar potencialidades econômicas na Ficomex 2025 e ampliar presença internacional na maior feira de comércio exterior do Brasil Central

Estande do Governo de Mato Grosso na FICOMEX 2024 (crédito – Cristiano Borges)
Gigante do agronegócio, Mato Grosso está confirmado para a edição 2025 da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX). No primeiro semestre de 2025, o estado manteve-se como 4º colocado no ranking de exportações do Brasil, segundo dados do Comex Stat, sistema de estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), organizadora da FICOMEX junto com a Faciest, destaca o impacto da participação do Mato Grosso pelo segundo ano consecutivo. “Somente em relação à soja, Mato Grosso é o maior estado exportador do Brasil e seria o quarto maior produtor no mundo, se fosse um país. Ter um estado tão pujante entre os expositores reforça a potência da Feira como plataforma de fortalecimento do comércio exterior do Consórcio Brasil Central e do Brasil como um todo”, celebra Rubens Fileti.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso vai instalar um estande institucional, projetado para transmitir a imagem de um estado moderno, sustentável e com elevado nível de desenvolvimento. A participação também contará com representantes da assessoria internacional da Casa Civil e da Agência Invest MT, além de empresas como a Louvada e a MTPar.
“Queremos mostrar ao mundo que Mato Grosso não é só o maior produtor de grãos e proteína animal do país. Somos também um estado que investe em logística, inovação, sustentabilidade e estamos abertos a parcerias com investidores nacionais e internacionais”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, que vai apresentar o painel sobre as potencialidades de negócios do estado no Espaço Global da FICOMEX.
Agronegócio dominante
Segundo dados do Comex Stat, no 1º semestre de 2025, as exportações mato-grossenses superaram US$ 14,7 bilhões e o saldo da balança comercial teve um superávit de US$ 13,6 bilhões. O agronegócio é o setor que serviu de guia tanto para os produtos mais exportados no 1º semestre, com soja (57,6%), algodão (11,5%) e carne bovina (10%), quanto para os mais importados pelo estado, com adubos e fertilizantes químicos (56,6%).
Entre os parceiros comerciais de maior destaque do estado, estão Turquia, China, Rússia e Estados Unidos. Os últimos três já estão confirmados na FICOMEX 2025, ao lado de mais de 100 países representados por embaixadas e câmaras de comércio exterior. A Feira também vai reunir mais de 10 estados brasileiros, além de municípios, instituições, players importantes do mercado, especialistas e empresas de todos os portes.
SERVIÇO
Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central – FICOMEX
Data: 4, 5 e 6 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Inscrições: Quero Participar
A FICOMEX 2025 tem o patrocínio de Wav Bank, Sistema OCB Goiás e Porto de Suape.
SOBRE A FICOMEX
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, workshops, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Porto de Suape e Sistema OCB/GO e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.