MT participa da FICOMEX 2025 com foco em atrair investidores e fortalecer imagem de estado sustentável

Governo prepara estrutura para apresentar potencialidades econômicas e ampliar presença internacional na maior feira de comércio exterior do Brasil Central

Mato Grosso participará da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX), que será realizada entre os dias 4 e 6 de setembro de 2025, no Centro de Convenções de Goiânia (GO), com o objetivo de fortalecer a presença do estado no mercado internacional, atrair investidores e divulgar suas potencialidades econômicas. O evento é o maior da área no Brasil.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), vai instalar um estande institucional, projetado para transmitir a imagem de um estado moderno, sustentável e com elevado nível de desenvolvimento. A participação também contará com representantes da assessoria Internacional da Casa Civil, da Agência Invest MT, além de empresas públicas e privadas.

“Queremos mostrar ao mundo que Mato Grosso não é só o maior produtor de grãos e proteína animal do país. Somos também um estado que investe em logística, inovação, sustentabilidade e estamos abertos a parcerias com investidores nacionais e internacionais”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, que vai apresentar o painel sobre as potencialidades de negócios do estado no Espaço Global da FICOMEX.

Durante o evento, a comitiva mato-grossense participará de rodadas de negócios setoriais e reuniões pré-agendadas com investidores, representantes de embaixadas e câmaras de comércio, além de divulgar oportunidades concretas de negócios em setores como agronegócio, energia, logística, indústria, turismo e comércio sustentável. Esta será a primeira feira de comércio exterior que a Invest MT vai participar. O presidente da agência, Mirael França Praeiro, destaca que esta é uma ação estratégica para posicionar Mato Grosso no cenário do comércio exterior e da atração de investimentos.

“É uma oportunidade para ampliar conexões com investidores nacionais e internacionais, câmaras de comércio e embaixadas, bem como, promover o estado demonstrando o ambiente favorável e sustentável de negócios. Esta primeira iniciativa de 2025 também integra o esforço do Governo do Estado junto com o setor produtivo em consolidar parcerias comerciais e estimular a diversificação de mercados para os produtos mato-grossenses”, afirma.

A Feira, que tem como embaixador o cantor e empresário Gusttavo Lima, é voltada para profissionais do setor e público institucional, reunindo os principais players do comércio exterior, além de apresentar inovações tecnológicas e oportunidades de acesso a novos mercados. Na edição de 2024, foram prospectados mais de R$ 500 milhões em negócios, com um público de 15 mil participantes, entre brasileiros e estrangeiros.

Potencialidades e imagem institucional

A estratégia do Governo de Mato Grosso para a FICOMEX 2025 inclui um estande com espaço receptivo para networking, apresentações institucionais e degustação de produtos regionais. A ideia é criar um ambiente acolhedor para troca de informações, negócios e parcerias comerciais, com foco em atração de investimentos estrangeiros diretos.

A localização geográfica privilegiada de Mato Grosso no coração da América do Sul, com fronteiras agrícolas, energéticas e logísticas em expansão, será um dos principais atrativos apresentados aos visitantes internacionais. Com uma economia pujante, Mato Grosso lidera a produção nacional de soja, milho, algodão e carne bovina. 

Nos últimos anos, o estado vem ampliando sua pauta exportadora e diversificando os setores com alto potencial para o mercado externo, como a produção de gergelim, peixes nativos, bioenergia, madeira certificada e turismo de natureza. A participação na FICOMEX integra as ações do Governo para internacionalizar a economia mato-grossense, por meio de diplomacia comercial, acesso a novos mercados e fortalecimento das cadeias produtivas com valor agregado.

Por: Sedec Mato Grosso