Painéis da tarde na Arena FICOMEX, durante o segundo dia, movimentaram a programação com assuntos focados nos avanços tecnológicos e no entendimento coletivo de desenvolvimento
A tarde de atividades no segundo dia da FICOMEX 2025 esquentou a plateia com atrações focadas em inovação, comércio exterior e transformação constante de negócios. Entre os principais momentos, estão o lançamento do curso de MBA em Comércio Exterior e Internacionalização de Negócios, o painel “IA Sem Fronteiras” e a palestra “O paladar não retrocede” de Carlos Ferreirinha.
A primeira atividade da tarde reuniu especialistas que abordaram o desenvolvimento e o impacto do e-commerce nos negócios. O painel “Novos Mercados, Novas Oportunidades: O Futuro Global do Comércio Online” reuniu em discussão a especialista da ApexBrasil, Camila Paschoal, a gerente sênior do Grupo Alibaba, Luiza Jacobsen e o consultor do programa AgroBR, Paulo Henrique Barbosa Farias.
Na sequência, dois painéis simultâneos. De um lado, as coordenadoras do MBA Anna Bastos e Marcela Macedo receberam o representante da Afrochamber, Werner Trieloff, e a analista internacional do Conselho Empresarial Brasil-China, Camila Amigo, no lançamento do curso de MBA em Comércio Exterior e Internacionalização de Negócios do IPOG. Do outro lado, o presidente da Câmara de TI e Inovação, Juliano Guimarães, mediou uma conversa sobre inteligência artificial com Celso Camilo, do CEIA (UFG), e Alessandro Caetano Neves, da Faculdade SENAI FATESG.
A transformação digital ainda continuou como um dos assuntos quentes da tarde. A penúltima palestra do dia foi “Tecnologia transformando para melhorar a vida do cidadão”, com Luiz Rodrigues. O especialista lidera as áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e gestão de serviços da Everest Digital. Participaram da atividade, também, o CEO da Everest Digital, Gleysson Araújo, e o subsecretário de Tecnologia da Informação do Estado de Goiás, Márcio Pereira.
A última atração lotou a arena. Com “O paladar não retrocede”, Carlos Ferreirinha promoveu uma verdadeira chacoalhada intelectual nos espectadores. “Falar de competitividade é falar de criação de uma marca forte”, e assim o palestrante avançou na temática, apresentando a importância de empresários adotarem visão humana como capital para a marca. “A força da oportunidade será sempre maior que a força da dificuldade.” A palestra foi realizada com patrocínio da Fecomércio-GO e do Senac.