Palestra reuniu especialistas para discutir a importância de impactar a comunidade com ações estratégicas e o retorno que empresas ganham com tais iniciativas
O painel organizado pela ACIEG Jovem tratou sobre Responsabilidade Social em tempos de relações globais. Com o palestrante Sam Cyrous e a representante do Instituto Unimed Goiânia, Érika Santana, o presidente da ACIEG Jovem, Paulo Miranda, conduziu a conversa sobre o tema. O foco foi na criação de condições para que toda a comunidade possa se desenvolver, com um olhar estratégico para ações que impactam a comunidade.
“Nós podemos alcançar um novo nível de impacto em nossas vidas, profissões e negócios”, disse o presidente da ACIEG Jovem, Paulo Miranda. Para Sam Cyrous, é tempo de olhar para quem está próximo e desenvolver ações que impactam localmente. “Pesquisas estimam que, a cada dólar investido em saúde mental, há um retorno de 24 dólares.”
Érika Santana vê uma necessidade de olhar crítico para ações com a comunidade. “Não adianta levarmos ações muitas vezes para fora da cidade onde está a empresa e esquecer que, por exemplo, aqui em Goiânia há pessoas que precisam de apoio.”
Exportação para micro e pequenos
Para fechar o ciclo de palestras na Arena FICOMEX, o painel “Casos de Sucesso do Brasil Central: Pequenas Empresas que conquistaram o Mundo” trouxe uma visão de como empresas podem ampliar exportações. Representante do Programação de Qualificação para Exportação (PEIEX), Florença Amorim, explicou como a ApexBrasil fortalece o comércio internacional nas empresas brasileiras. “Entramos com o conhecimento técnico em várias áreas que geralmente não são dominadas pelas empresas para que possam potencializar exportações.”
No encerramento, o integrante da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Goiás (SIC), Aurélio Resende, apresentou dados de exportações em Goiás e produtos desenvolvidos pela SIC para fornecer informações atualizadas às empresas.
Sobre a FICOMEX
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.