Segundo maior importador do Brasil, estado se destaca também pelo crescimento das exportações e aposta na Feira para ampliar suas conexões globais
Santa Catarina faz sua estreia na FICOMEX 2025 com dados consistentes em sua balança comercial. De acordo com o Comex Stat, plataforma do MDIC, o estado movimentou US$ 16,8 bilhões em importações somente no 1º semestre deste ano. A Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX) acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, na capital do estado de Goiás.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), organizadora da FICOMEX junto com a Faciest, ressalta que a chegada do estado sulista ao evento faz parte de um movimento para ampliar a participação para além dos estados do Consórcio Brasil Central. “Este evento tem um importante alcance internacional e joga um holofote para que Santa Catarina fortaleça ainda mais o seu comércio exterior, que já é tão potente”, aponta Rubens Fileti.
Veia importadora
Sozinha, Santa Catarina foi responsável por 12,4% das importações brasileiras no 1º semestre de 2025, de acordo com o ComexStat, sendo o 2º colocado no ranking. A variedade de produtos importados pelo estado é grande, passando por itens como cobre (4,3%), peças automotivas (2,8%), adubos e fertilizantes químicos (2,6%) e plásticos (2,6%).
Apesar da força de seu perfil importador, as exportações de Santa Catarina também são destaque, já que o estado é o 9º maior exportador dentre os estados brasileiros e registrou aumento de 6,6% no 1º semestre, superior à porcentagem de crescimento das importações. Os produtos mais exportados são aves (16,3%) e carne suína (14,5%). O estado lidera a produção nacional de suínos e é o segundo maior produtor de frangos.
Estados Unidos, Argentina, China e Chile são alguns dos principais parceiros comerciais de Santa Catarina. Os três primeiros já estão confirmados para a FICOMEX 2025, ao lado de mais de 100 países representados por embaixadas e câmaras de comércio exterior. A Feira também vai reunir mais de 10 estados brasileiros, além de municípios, instituições, players importantes do mercado, especialistas e empresas de todos os portes.
Serviço
Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central – FICOMEX
Data: 4, 5 e 6 de setembro de 2025
Horário: das 9 às 19 horas (quinta e sexta-feira) e das 9 às 15 horas (sábado)
Local: Pavilhão Azul, no Centro de Convenções de Goiânia
Inscrições: Quero Participar
Sobre a FICOMEX
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.