No momento, você está visualizando Tarifaço dos Estados Unidos está no centro de discussões na FICOMEX 2025
Foto: André Lino

Tarifaço dos Estados Unidos está no centro de discussões na FICOMEX 2025

Representante dos EUA indica tentativas de reverter sobretaxas, enquanto Canadá adota tom para manter estreitamento com o Brasil mesmo se tarifaço cair 

Polêmico e de grande interesse do setor produtivo, o tarifaço dos Estados Unidos não poderia ficar de fora das discussões na FICOMEX 2025. O tema foi destaque no Espaço Global, nesta sexta-feira, com as apresentações de câmaras de comércio que representam os Estados Unidos e o Canadá, mas com tons bem diferentes. 

“A Amcham tem trabalhado ativamente junto ao governo dos Estados Unidos, o Legislativo e o Executivo para construir algo positivo e defender pleitos das associadas contra as tarifas”, afirmou a líder de aquisição da Câmara Americana de Comércio, Rafaella Nunes. Por outro lado, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá apontou que esse cenário tem sido uma grande oportunidade de mais negócios entre os dois países. 

“A janela da diversificação comercial entre Brasil e Canadá foi aberta e não será mais fechada, mesmo se as tarifas que os Estados Unidos aplicaram forem revertidas depois”, defendeu o responsável pela área de projetos especiais e missões da Câmara, Arminio Calonga Jr. 

O Espaço Global recebeu ainda o secretário de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso, César Miranda, e representantes da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Sucursal Goiás, do Centro Internacional de Negócios (CIN-BR) e da Embaixada da Etiópia. Os embaixadores de Malta, Jonh Aquilina, do Haiti, Rachel Coupaud, e do Suriname, Angeladebie Ramkisoen, também apresentaram potencialidades comerciais de seus países. 

SOBRE A FICOMEX

A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.