Tocantins fortalece veia exportadora e busca investimentos na FICOMEX

Integrante do Consórcio Brasil Central e terceiro maior exportador da região Norte, estado apresenta no evento seus destaques em agronegócio, turismo e energia renovável

Estande do Governo de Tocantins na FICOMEX 2024 (Foto: Cristiano Borges)

Com crescimento de 11,5% nas exportações no 1º semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior (Comex Stat), o Tocantins confirma presença na edição 2025 da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX). Reconhecida como o maior evento de internacionalização de negócios do país, a Feira será palco para o estado reforçar sua vocação exportadora e ampliar sua agenda de atração de investimentos. A participação do Governo do Tocantins integra sua estratégia de posicionamento no cenário global, destacando suas potencialidades nos setores agropecuário, energético e logístico.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), organizadora da FICOMEX junto com a Faciest, a participação do Tocantins pelo segundo ano consecutivo representa uma oportunidade de ampliação dos resultados já alcançados. “Em 2024, o Tocantins manteve a terceira colocação em exportações dentre todos os estados da região Norte. Essa veia exportadora pode ser ainda mais impulsionada com as oportunidades do evento”, ressalta Rubens Fileti.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins indica também o propósito de diversificação da economia do estado. “O intuito é apresentar as cadeias produtivas, apresentar benefícios fiscais para atrair novos investimentos, gerar empregos e consolidar o Tocantins como um polo de negócios no Brasil, além de fortalecer o Consórcio Brasil Central”, afirma Carlos Humberto Lima.

Agricultura e pecuária
Dados do Comex Stat, sistema de estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, indicam que Tocantins tem um perfil prioritariamente exportador, com um superávit de US$ 1,5 bilhão na balança comercial, no 1º semestre do ano. O agronegócio tem forte presença dentre os principais produtos exportados, com destaque para a soja (64%) e a carne bovina (17,1%). Já adubos e fertilizantes químicos são os itens mais importados pelo estado, respondendo por 39% do total.
Alguns dos principais parceiros comerciais do estado são China, Espanha e Canadá. Os três já estão confirmados na FICOMEX 2025, ao lado de mais de 100 países representados por embaixadas e câmaras de comércio exterior. A Feira também vai reunir mais de 10 estados brasileiros, além de municípios, instituições, players importantes do mercado, especialistas e empresas de todos os portes.

Serviço
Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central – FICOMEX
Data: 4, 5 e 6 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Inscrições: Quero Participar
A FICOMEX 2025 tem o patrocínio de Wav Bank, Sistema OCB Goiás, Porto de Suape, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Sobre a FICOMEX
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e uma programação que inclui palestras, workshops, rodadas de negócios e exposições. A FICOMEX 2025 acontece de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.